2007/11/07

Cuidados com a Saúde

Para nos candidatarmos a um cargo de trabalho na área da industria de alimentos,devemos ter um cuidado especial com a nossa saúde,e para que isso ocorra, deve-se seguir uma série de exigências a cumprir, e só então posteriormente teremos esse acesso.

A principal exigência que nos é imposta é a condição de vida saudável do candidato,onde nos submeteremos a exame médico,garantindo assim a nossa aptidão ao serviço.

O exame médico deve incluir a resposta a um questionário para recolha da história médica do candidato, com a finalidade de saber se sofreu de doenças do aparelho digestivo, respiratório e de pele. Chama-se atenção aqueles que tenham sofrido de doenças como: febre tifóide, paratifóide, disenteria bacilar, salmoneloses, corrimentos nasais, dos ouvidos e dos olhos, não devem ser colocados nas zonas de processamento até serem considerados, pelo médico da unidade, livres da infecção.

2.1 Tipos de doenças:

O pessoal que já trabalha na indústria alimentar deve gozar de perfeita saúde e disso fazer prova, submetendo-se, como rotina, a um exame médico completo pelo menos uma vez por ano; o mesmo procedimento deve ser seguido caso tenha sofrido de doença infecto-contagiosa.
Estes exames médicos devem ser completos para se detectarem alguns tipos de doenças,tais como:

*Doenças infecto-contagiosas em fase de transmissão
*Existência de doenças a nível da pele
*Portadores sãos

2.2 Os sintomas:

É muito importante que todas as pessoas que trabalham directa ou indirectamente com alimentos tenham a responsabilidade e a noção de que poderão transmitir doenças aos demais consumidores, através dos alimentos que manipulam, que são os agentes responsáveis por intoxicações alimentares. Devem estar em alerta para que sempre que apresentem sintomas de:

*Febre
*Doenças do aparelho digestivo
*Doenças do aparelho respiratório
*Doenças de pele ou que mantiveram contacto com pessoas que tenham tido diarreia ou doenças do género, devem comunicar ao responsável pela produção e pedir para serem afastados do local de contacto com os alimentos, até serem libertados através médico da unidade, para retomarem as funções.

Uma observação importante:

As pessoas que forem admitidas a este tipo de serviço, devem procurar conhecer e praticar os princípios básicos de higiene pessoal, dos equipamentos, utensílios e instalações que são aplicadas na unidade. Devem procurar acções de formação para conhecerem a natureza dos microrganismos, os seus mecanismos de difusão, o crescimento e que papel desempenham na deterioração dos alimentos e nas intoxicações alimentares.

Fonte: http://www.segurancalimentar.com/

Sem comentários:

Resumo HSA